Octanagem é o termo utilizado para a medida do combustível em relação a sua resistência á pressão e a temperatura antes de se auto inflamar, ou seja, é a capacidade que ele o combustível tem a resistir ao aumento de pressão e de temperatura sem iniciar o processo de autocombustão, sem que a faísca da vela tenha sido disparada pelo sistema de ignição.
Além da octanagem temos um outro ponto que possui relação direta com a resistência, que é o poder calorífico. A gasolina Podium, por exemplo, possui 95 octanos e a de avião tem 100 octanos, ambas possuem poder calorífico muito maior que o álcool.
O Álcool possui um elevado calor latente de vaporização e gera a necessidade de elevar o calor fornecido pela mistura de ar/combustível (etanol). Isso significa que a gasolina queima mais Fácil que o álcool. Podendo utilizar uma taxa de compressão mais baixa na gasolina. Já o álcool ele necessita de uma taxa de compressão elevada e uma mistura mais rica de ar combustível.
Como o álcool tem maior poder de refrigeração, ele permite que a quantidade de combustível seja maior devido à elevação da densidade, e consequentemente admite ainda mais oxigênio e combustível para dentro da câmara de combustão, e quando esse volume maior é entregue a uma taxa de compressão maior, teremos mais potência no motor.
Então se você entender cada vez mais sobre os combustíveis, a tendência é você montar um projeto de preparação ainda melhor.
Além da octanagem temos um outro ponto que possui relação direta com a resistência, que é o poder calorífico. A gasolina Podium, por exemplo, possui 95 octanos e a de avião tem 100 octanos, ambas possuem poder calorífico muito maior que o álcool.
O Álcool possui um elevado calor latente de vaporização e gera a necessidade de elevar o calor fornecido pela mistura de ar/combustível (etanol). Isso significa que a gasolina queima mais Fácil que o álcool. Podendo utilizar uma taxa de compressão mais baixa na gasolina. Já o álcool ele necessita de uma taxa de compressão elevada e uma mistura mais rica de ar combustível.
Como o álcool tem maior poder de refrigeração, ele permite que a quantidade de combustível seja maior devido à elevação da densidade, e consequentemente admite ainda mais oxigênio e combustível para dentro da câmara de combustão, e quando esse volume maior é entregue a uma taxa de compressão maior, teremos mais potência no motor.
Então se você entender cada vez mais sobre os combustíveis, a tendência é você montar um projeto de preparação ainda melhor.
