O rendimento de um motor do ciclo otto está diretamente ligado à quantidade de combustível, e ar e ao modo que ele é fornecido ao motor. Chamaremos de razão ar-combustível (AC), a razão entre a massa de ar e a massa de combustível contido na mistura. A potência máxima de um motor não é limitada pela quantidade de combustível fornecido, mas sim pela quantidade de ar aspirado, uma vez que a quantidade de ar necessária é sempre várias vezes maior do que a quantidade de combustível.
Por exemplo, a gasolina para que ocorra a combustão em 1 kg de gasolina são necessários 15 kg de ar atmosférico. Esta razão de ar-combustível é chamada de mistura estequiométrica.
A mistura estequiométrica é a mistura onde a relação ar + combustível é a ideal para que ocorra uma combustão completa. Teoricamente falando, ela seria a razão da mistura com o qual um motor apresentaria a sua máxima potência.
A mistura é considerada rica quando a razão ar-combustível real é inferior à razão ar-combustível estequiométrica. Ou seja, quando se tem mais combustível do que oxigênio.
A mistura é considerada pobre quando a razão ar-combustível real é superior à razão ar-combustível estequiométrica. Ou seja, quando se tem mais oxigênio do que combustível.
Quando uma mistura pobre entra em combustão, devido ao excesso de oxigênio, a temperatura da chama será muito alta. Esta elevação de temperatura poderá provocar um superaquecimento no motor, e dependendo da temperatura pode ocasionar na quebra do mesmo.
Então qualquer alteração que for feita no motor é necessário fazer uma nova regulagem.
Por exemplo, a gasolina para que ocorra a combustão em 1 kg de gasolina são necessários 15 kg de ar atmosférico. Esta razão de ar-combustível é chamada de mistura estequiométrica.
A mistura estequiométrica é a mistura onde a relação ar + combustível é a ideal para que ocorra uma combustão completa. Teoricamente falando, ela seria a razão da mistura com o qual um motor apresentaria a sua máxima potência.
A mistura é considerada rica quando a razão ar-combustível real é inferior à razão ar-combustível estequiométrica. Ou seja, quando se tem mais combustível do que oxigênio.
A mistura é considerada pobre quando a razão ar-combustível real é superior à razão ar-combustível estequiométrica. Ou seja, quando se tem mais oxigênio do que combustível.
Quando uma mistura pobre entra em combustão, devido ao excesso de oxigênio, a temperatura da chama será muito alta. Esta elevação de temperatura poderá provocar um superaquecimento no motor, e dependendo da temperatura pode ocasionar na quebra do mesmo.
Então qualquer alteração que for feita no motor é necessário fazer uma nova regulagem.
