A utilização de turbo em moto de nada adianta se escolhermos um turbo gigante indicado para um motor de competição, se a motocicleta for de uso para o dia a dia será inapropriado.
Turbos grandes geram grandes potências, isso é claro, mas necessitam de grande quantidade de fluxo para se movimentar, ou seja, a cilindrada os comandos de válvulas e a taxa de compressão terão que ser adequados para proporcionar este grande aumento de fluxo em uma determinada faixa de rotação, restrita a carros de competição, que trabalham somente em altíssimos regimes de rotação.
Um turbo grande de mais gera o “lag”, que nada mais é do que a demora para a entrada do turbo, gerando uma pressão positiva, que pode se tornar insuportável e não produzir potência nenhuma.
Em um motor para uso diário, um turbo deve ser menor para produzir potência desde a rotação mais baixa ate a mais elevada, isso dará a moto uma excelente dirigibilidade devida à resposta quase que imediata, isso irá deixar a moto mais ágil durante todas as condições do transito, sendo uma moro segura para as ultrapassagens, e em relação à durabilidade e os componentes internos do motor o Turbo menor também será a melhor opção.
Além de ser uma boa opção para motos de baixa cilindrada.
